A fotografia tornou-se muito popular nesses últimos anos, seja devido ao aumento do número de smartphones com câmeras, ou mesmo por conta das redes sociais que estimulam a apreciação de imagens. Entretanto, a fotografia destinada à publicidade e propaganda, não se faz apenas com um bom olhar fotográfico e com técnica, mas sim com conhecimento especializado em comunicação social e marketing.

Linguiça fininha

Fotografia elaborada para compor a embalagem da mesma.

Digo isso por que a fotografia publicitária precisa transmitir uma série de mensagens junto dela, e não apenas uma bela imagem. Seu objetivo é despertar o desejo de consumo em seu público-alvo. Portanto, é importante que o fotógrafo de publicidade esteja totalmente inteirado sobre o produto que está trabalhando, sobre o seu público-alvo, deve compreender onde estão esses possíveis consumidores e também quais são seus gostos. Enfim, antes de realizar um trabalho fotográfico com fins publicitários, o fotógrafo precisa compreender marketing.

Mesmo assim, dentro da fotografia publicitária, temos diversas divisões. Fotografia de gastronomia por exemplo, obriga o fotógrafo não só compreender marketing como também deve ser conhecedor de técnicas culinárias, afinal, para a composição de uma fotografia realmente “apetitosa”, ele deve participar ativamente da produção do prato. Na fotografia fashion, faz-se necessário especializar-se em moda pois, para que uma imagem venda, é preciso saber montar os looks auxiliando o personal stylist a compor uma cena realmente empolgante.

Hemburguer

Imagem para painéis luminosos de lanchonete.

Nota-se que para cada segmento há uma demanda de especialização? É possível perceber que a fotografia publicitária vai muito além de saber utilizar sua câmera profissional em modo manual? Compreende o quanto é importante saber comunicar-se com o público-alvo para que a fotografia alcance objetivos?

Esse é meu primeiro post relacionado a esse tema, e com ele pretendo iniciar uma reflexão junto a fotógrafos sobre a importância da especialização no mercado fotográfico, e junto a clientes sobre a necessidade de saber escolher o profissional adequado.

Até a próxima e obrigado por estar aqui.